×

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 928

III Mostra Científica do Oeste da Bahia

Diante da necessidade de continuar aproximando a comunidade ao ambiente universitário e facilitar a compreensão do conhecimento das áreas científicas dos estudantes do ensino fundamental e médio, a Universidade Federal do Oeste da Bahia propõe a realização da terceira Mostra Científica, agora com todas as ciências básicas. Os temas atenderão aos programas de cada série participante do evento, uma vez que um dos objetivos da mostra é fazer com que o assunto abordado em sala de aula se fixe através da visualização de experimentos. A Mostra contará com a apresentação de experimentos clássicos e a exposição de experimentos organizados pelos estudantes dos três anos do ensino médio.

As inscrições serão realizadas em duas etapas: pré-inscrição do trabalho e subsequente avaliação. A avaliação será realizada pela equipe da Coordenação do projeto e por avaliadores convidados. Após a pré-seleção dos trabalhos, será encaminhado ao coordenador do grupo a carta de aceite do trabalho e as orientações para apresentação.

REGULAMENTO


1. Podem enviar Trabalhos para a Mostra 2019 os estudantes matriculados no Ensino Médio no ano de 2019, de escolas públicas e particulares.

2. As atividades experimentais devem ser desenvolvidas por dois alunos com a facultativa participação de um orientador. Não é permitido a participação de projetos desenvolvidos por mais de 2 estudantes.

3. A submissão das atividades é gratuita e deverá ser feita até a data limite publicada no calendário oficial da Mostra.

4. Cada dupla formada por estudantes pode inscrever apenas UM experimento. A escolha do trabalho a ser desenvolvido é de inteira responsabilidade da equipe. Os trabalhos submetidos poderão ser projetos em andamento ou concluídos.

5. A documentação (trabalho) preparada pelo estudante deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelo grupo, identificando atividades realizadas com ajuda externa.

6. O estudante deve referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em sua atividade que não é de sua própria autoria, identificando os autores e as fontes destes materiais. Não copie e cole projetos que possuam conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências, podendo estar sujeitos à desclassificação.

7. O trabalho desenvolvido deve seguir a Metodologia Científica, com rigor cientifico, registrando todos os passos tais como: esboços, anotações, coletas, testes, resultados e análises.

8. Todos os trabalhos inscritos devem apresentar o relatório e o resumo da atividade experimental.

9. Serão avaliados apenas projetos que apresentem todos os dados e documentos exigidos e atendam as regras acima. Aqueles que não estejam de acordo com estas regras serão desclassificados.

10. Serão selecionados até 80 trabalhos para participarem da Mostra. Os finalistas serão selecionados a partir dos projetos submetidos diretamente, avaliados e selecionados pelo Comitê de Avaliação e Seleção.

11. Os trabalhos finalistas da Mostra serão anunciados na página oficial e na data divulgada no calendário oficial da Mostra.

12. A partir da data de publicação dos selecionados, os estudantes e seus orientadores deverão seguir as orientações para a apresentação do trabalho.

13. A apresentação do trabalho durante a Mostra deve ser realizada pelos próprios estudantes. O trabalho não poderá ser apresentado por pessoas que não sejam os estudantes finalistas. O orientador não poderá apresentar o projeto no lugar dos estudantes, poderá apenas auxiliá-los.

14. Os estudantes devem preparar também uma apresentação oral e um poster ou painel explicativo da atividade experimental para a apresentação, que também serão avaliados. O funcionamento de protótipos pode ser demonstrado, mas não é obrigatório. Os estudantes podem recorrer a recursos auxiliares como apresentações audiovisuais, slides e vídeos. O estudante deverá utilizar o espaço disponível de seu estande para expor o material de seu projeto. Se as medidas ocupadas pelo material do projeto (protótipo, maquete ou estrutura) ultrapassarem o espaço disponível do estande, os estudantes deverão buscar soluções alternativas como fotografias, vídeos ou protótipos reduzidos.

15. Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Universidade.

16. Será proibida a exposição no estande de: organismos vivos; espécimes (ou partes) dissecadas; animais vertebrados ou invertebrados; órgãos ou membros de animais/humanos ou fluídos (sangue, urina, etc.); substâncias tóxicas ou de uso controlado; colocação em marcha de motores ou similares; materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos); fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que possam chocar o público (técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas similares); aparelhos de áudio que não façam parte do projeto; quaisquer sistemas que produzam som maior do que 80 dB; sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do projeto.

17. Eventuais solicitações deverão ser encaminhadas à coordenação para avaliação e permissão.

18. Durante a Mostra das atividades experimentais, os estudantes serão avaliados por um Comitê de Avaliação que julga os estudantes e suas atividades experimentais segundo os seguintes critérios: Atitudes; habilidades; criatividade; inovação; relevância; Profundidade; Aplicação do Método; Relatório; Pôster; Apresentação Oral; Trabalho em grupo.

19. Com base nas avaliações do Comitê de Avaliação, a Organização da Mostra atribui prêmios para as atividades classificadas. Serão premiados os participantes (estudantes e orientadores) dos trabalhos que obtiverem melhor pontuação na mostra de acordo com a comissão avaliadora. As premiações estão organizadas da seguinte forma:
I – Classificação Geral: serão premiados com medalhas e troféus os três melhores trabalhos na classificação geral;
II – Destaque Feminino: Será premiada a melhor equipe formada apenas por mulheres;
III – Melhor trabalho das escolas públicas: serão premiados com medalhas e troféus os três melhores trabalhos.
IV – O 1º e 2º Lugares: entre os trabalhos dos estudantes do 1º e 2º anos na classificação geral, receberão uma bolsa de Iniciação Científica Junior com duração de 12 meses.

OBS: Os grupos vencedores terão seus dois membros cada contemplados com as bolsas e o grupo primeiro colocado poderá indicar um terceiro membro, da mesma escola e série dos vencedores, a posteriori para fazer parte das atividades. Totalizando 5 bolsas de iniciação científica júnior

IV – Certificado de Participação:
a) Todos os estudantes selecionados para apresentar seus trabalhos na Mostra e orientadores destes grupos receberão certificados de participação. Os certificados serão entregues por grupo, constando o nome dos estudantes e orientador inscritos na ficha de inscrição online.
b) Membros das comissões de seleção e avaliação, dos comitês e voluntários receberão certificação de participação.
V – Publicação dos Resumos dos Trabalho de Pesquisa Finalistas postado e selecionados para apresentação na Mostra serão publicados nos Anais (livro de resumos) que será disponibilizado no ambiente online. Os pôsteres dos trabalhos também poderão ser publicados pela organização da Mostra mediante a disponibilização dos arquivos ao Comitê Organizador.

Parágrafo único: A organização de evento poderá alterar as premiações de acordo com a disponibilidade de recursos.

20. A Organização da Mostra se reserva o direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras acima.

 

 

 

Go to top